DIFICULDADES / TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM

DISLEXIA


É um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração. A dislexia é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula.
Pesquisas realizadas em vários países mostram que cerca de 10% a 15% da população mundial é disléxica.
Ao contrário do que muitos pensam, a dislexia não é resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição sócio-econômica ou baixa inteligência. Ela tem sido vista como uma condição hereditária devido a alterações genéticas, mas tal só acontece numa pequena porcentagem de casos.
Ela também é caracterizada por apresentar alterações no padrão neurológico.
Por esses múltiplos fatores é que a dislexia deve ser diagnosticada por uma equipe multidisciplinar.

Sintomas mais comuns:

– Dificuldades com a linguagem e escrita;
– Dificuldades em escrever;
– Dificuldades com a ortografia;
– Lentidão na aprendizagem da leitura.

Haverá às vezes:
– Disgrafia;
– Discalculia, dificuldade com a matemática, sobretudo na assimilação de símbolos e de decorar tabuada;
– Dificuldades com a memória de curto prazo e com a organização;
– Dificuldades em seguir indicações de caminhos e em executar sequências de tarefas complexas;
– Dificuldades em aprender uma segunda língua.
– Dificuldades com a língua falada;
– Dificuldade com a percepção espacial;
– Confusão entre direita e esquerda.

 DISLALIA

É um distúrbio da fala, caracterizado pela dificuldade em articular as palavras. basicamente consiste na má pronúncia das palavras, seja omitindo ou acrescentando fonemas, trocando um fonema por outro ou ainda distorcendo-os.
falha na emissão das palavras pode ainda ocorrer em fonemas ou sílabas. Assim sendo, os sintomas da dislalia consistem em omissão, substituição ou deformação dos fonemas. Essa dificuldade na linguagem oral pode interferir no aprendizado da escrita. A criança omite, faz substituições, distorções ou acréscimos de sons.

​Exemplos:

Omissão: não pronuncia sons: “omei” = “tomei”.
Substituição: troca alguns sons por outros: “balata” = “barata”.
Acréscimo: introduz mais um som: “Atelântico” = “Atlântico”.
Não se trata apenas de um atendimento sobre um conteúdo de português, mas de um tratamento fonoaudiológico para erradicação da dificuldade na aprendizagem do português.

DISGRAFIA

 

É um transtorno específico da escrita: a criança apresenta um nível de escrita significativamente inferior ao esperado para sua idade e série escolar, e isso influi negativamente em sua aprendizagem escolar.

Os problemas mais frequentes que encontramos são:
– Inversão de sílabas;
– Omissão de letras;
– Escrita de letras espelhadas;
– Escrita contínua ou com separações incorretas;
-Está intimamente relacionado com a leitura.
Este transtorno exige da criança um sobre esforço da atenção e poucos resultados favoráveis.
O tratamento consistirá em detectar a causa o mais rápido possível e realizar uma atenção individualizada e específica sobre cada caso em questão, por parte de um especialista em psicologia infantil ou psicopedagogo. É conveniente intervir o quanto antes para que não aumente o problema nas séries seguintes.

 

 


 

TDAH (TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE)

 

​Se caracteriza por sinais claros e repetitivos de desatenção, inquietude e impulsividade, mesmo quando o paciente tenta não mostrá-lo.
Existem vários graus  de manifestação dos TDAH. Recebe às vezes o nome de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção) ou SDA (Síndrome do Déficit de Atenção).
Ele é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados. Ele ocorre em 3 a 5% das crianças, em várias regiões diferentes do mundo em que já foi pesquisado. Em mais da metade dos casos o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos.
Principais sintomas:
– Desatenção;
– Hiperatividade-impulsividade

DISCALCULIA


Se diz respeito à inabilidade de executar operações matemáticas ou aritméticas, mas é definido por alguns profissionais educacionais como uma inabilidade mais fundamental para conceitualizar os números como um conceito abstrato de quantidades comparativas.
A discalculia ocorre em pessoas de qualquer nível de QI, mas significa que têm, frequentemente, problemas específicos com matemática, tempo, medida, etc. Discalculia, em sua definição mais geral, não é rara. Há também alguma evidência para sugerir que este tipo de distúrbio seja parcialmente hereditário.

Principais sintomas:
– dificuldades frequentes com os números, confundindo sinais de +, -, x e divisão;
– Problemas para diferenciar esquerda e direita;
-Falta de senso de direção (norte, sul, leste e oeste) e pode ter dificuldade com um compasso;
– Inabilidade para dizer qual de dois números é o maior;
– Dificuldade com tabelas de tempo, aritmética mental, etc;
– Melhor nos assuntos tais como a ciência e a geometria, que requerem a lógica mais que as fórmulas, até que um nível mais elevado que requer cálculos seja necessário;
– Dificuldade com tempo conceitual e julgar a passagem do tempo;
– Dificuldade com tarefas diárias como verificar a mudança e ler relógios analógicos;
– Inabilidade de compreender o planejamento financeiro ou incluir no orçamento, nivela às vezes em um nível básico, por exemplo, estimar o custo dos artigos em uma cesta de compras;
– Dificuldade mental de estimar a medida de um objeto ou de uma distância (por exemplo: se algo está afastado 10 ou 20 metros);
– Inabilidade para apreender e recordar conceitos matemáticos, regras, fórmulas e sequências matemáticas;
– Dificuldade de manter a contagem durante jogos;
– Dificuldade nas atividades que requerem processar sequências, do exame (tal como etapas de dança), ao sumário (leitura, escrita e coisas sinalizar na ordem direita). Pode ter o problema mesmo com uma calculadora devido às dificuldades no processo da alimentação nas variáveis;
– A circunstância pode conduzir em casos extremos a uma fobia da matemática e de dispositivos matemáticos (por exemplo: números).